quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Para o cidadão Ibitinguense acessar a página da Ouvidoria da Secretaria de Cultura Estadual, para informar, esclarecer e denunciar atos contrarios a cidadania ibitinguense e a presenvação de nossos bens históricos, documentais, materiais e imateriais.


                   Abaixo cópia da pagina da Ouvidoria da secretaria da Cultura Estadual: http://www.cidadao.sp.gov.br/servico.php?serv=303232 onde qualquer cidadão bem intencionado, por seu dever cívico e de amor a cidade, pode e deve denunciar as praticas indesejadas e depreciativas que possam ocorrem em ibitinga e qualquer outro lugar.( E-mail: ouvidoria_responde@cultura.sp.gov.br  )  
                   A CULTURA, no sentido mais amplo da palavra; está e é a base da Democracia.
                   Nenhum local é democratico se o desenvolvimento intelectual e artístico é privilégio de poucos. Isto porque a Cultura é inteligência; é memória; é sabedoria.         Atributos da vida a que todos os cidadãos devem ter acesso como Patrimônio Comum.
              "Nenhuma (cidade)Nação pode ser potência de qualquer natureza sem ser potência cultural antes" (Citação do Ex-Presidente e hoje senador José Sarney, quando sancionou a Lei nº7.505 de 02 de julho de 1.986 - Lei Sarney de incentivo a Cultura).
                    A Cultura integra o Homem como ser humano e cidadão, inspira os gestos de paixão, de heroísmo e de grandeza; impulsiona o progresso e fundamenta a solidariedade.      
                    O cidadão em contato com suas raizes, por amor familiar e a historia dos antepassados em comum como foi aqui em Ibitinga e é normal no início das pequenas cidades.        
                    Os Ibitinguenses viram com o passar dos tempos e junto com crescimento populacional de 8.053 hab no ano de 1.900, para 46.620 no ano 2.000 e agora de acordo com IBGE/2.010 somos 53.123 habitantes (o brasil tem 6.565 cidades,  no estado de São Paulo são 645, dentre elas Ibitinga é a nº 118 )   o distanciamento do civismo pretérito e inerente ao sucesso da industria do bordados tambem vieram muitos trabalhadores e industriais valorozos para se somar aos "da terra", que mesmo contribuindo grandemente para nosso crescimento eles não tem o desejo íntimo de manter preservada a memória do passado da cidade e de nossos antepassados. 
                    A culpa da falta de locais, monumentos, prédios é da propria população e dos poderes constituidos do passado e contemporãneos.         Se não houver maneira (continuando a  calar os poetas, musicos, escritores e futuros artistas ibitinguenses)  de proporcionar o acesso às Leis de Incentivo a Cultura e a Preservação Patrimônial  ja existêntes(*) e disponíveis nas esferas Estaduais e Federais, Ibitinga nunca terá seu apogeu cultural, ficando aquem das expectativas de seus moradores.

                    A iniciativa popular é o espelho da esfera governante, os poderes constituidos não tem tempo habil e nem possibilidade de viabiliza todos os projetos de interesse Social no sentido amplo da palavra, por isso acredito que o cidadão nato Ibitinguense e o que por amor a terra que o acolheu tão bem, possamos em conjunto, iniciar uma nova era Cultural para a cidade.
              
                   As pessoas interessadas em  juntar as "cabeças" para esse projeto cultural  que tem o objetivo de contribuir para a recuperação e divulgação da memória Ibitinguense em que para isso vamos unir:        Acervos Fotográficos  X   Documentos pessoais,  Jornais,   Revistas,    Escrituras e Diarios pessoais e Oficiais das epocas  X    Relatos testemunhais e dos descendentes   X   Maquinas, Acessórios e emplementos utilizados pelos ibitinguenses que pelo incansavel esforço, transformaram a pequenina Villa do São Bom Jesus  na atual  Estância Turística de Ibitinga e Capital Nacional do Bordado.
                    Contato pelos e-mails:  moacir461@hotmail.com ,  moa461@gmail.com   e animadvertere1@gmail.com  e neste blog ou no www.ibitinguense.blogspot.com . 

                  

   (*)
Lei nº12.268 de 20 de fevereiro de 2.006 - Programas de Ação Cultural e Correlatos...
Decreto nº40.722 de 20 de março de 1.996 - Convênio que autoriza subvenção Internacional ...
Lei nº 7.505 de 02 de julho de 1.986 - Lei de Incentivo Cultural;
Decreto nº93.335 de 03 de Outubro de 1.986 -   Lei de Incentivo Cultural;
e outras ...


 Acesse a pagina abaixo por esse Link:


Nenhum comentário:

Postar um comentário